Brancos

Criamos esta categoria dedicada aos vinhos brancos para poder compartilhar com você, que os aprecia tanto quanto nós. São grandes achados garimpados em nossas degustações. Alguns para beber já, e muitos com capacidade de evoluir por anos.

Quinta Da Garrida Branco 2013

Aliança, Dão, Portugal (Portus R$ 130).

A Quinta da Garrida está situada aos pés da Serra da Estrela e elabora este branco exclusivamente a partir de Encruzado, com estágio de 40% do vinho em barricas de carvalho francês durante 3 meses. O tempo de garrafa fez muito bem a esse vinho, que agora mostra notas minerais e de frutos secos envolvendo suas frutas cítricas e de caroço maduras. Depois de algum tempo na taça, surgem aspectos florais e de ervas. Tem gostosa textura e bom volume de boca, tudo equilibrado por refrescante acidez. Seu final é cativante e persistente, com toques salinos, que convidam a uma segunda taça. Álcool 13,5%. EM

Les Jamelles Viognier 2016

Les Jamelles, Languedoc-Roussillon, França (Winebrands R$ 85).

Branco elaborado exclusivamente a partir de Viognier, sem passagem por madeira. Um vinho bastante aromático e típico, com nuances de pêssegos e flores brancas, em especial madressilva, que tem final com toques de dulçor lembrando mel. Ao degustá-lo sua refrescância, sabores e acidez marcante acompanham os aromas, nos convidando a uma segunda taça. Álcool 13%. CM

Ponto Nero Brut

Domno do Brasil, Vale dos Vinhedos, Brasil (R$ 67).

A vinícola é um projeto pertencente à família Valduga e elabora este espumante pelo método Charmat longo - permance em tanque por 6 meses - a partir de 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riesling Itálico. Sempre consistente, nessa versão mostra maior frescor, cremosidade e volume de boca, com vibrante acidez e boa textura, que equilibram o seu perfil mais maduro. Repleto de fruta brancas e de caroço, tem final persistente, com toques salinos e da parte branca dos cítricos. Álcool 11,5%. EM

11 - Você tem desconto de 10% nos produtos da www.selecaoadega.com.br