Black

Para você que busca vinhos muito especiais. Nesta categoria nos concentramos em grandes vinhos, capazes de vencer o tempo em sua adega. Alguns ainda precisarão de anos para alcançar seu apogeu. Outros estarão prazerosos hoje e ainda melhores anos a frente. São em sua maioria tintos especiais, mas também grandes brancos e espumantes. Indicamos a Black para quem quer colecionar estes vinhos, quer aproveitar nossa curadoria para experimentá-los e depois tentar comprar mais garrafas de seus prediletos, ou para quem quer desenvolver sua habilidade de prever a evolução dos vinhos.

Altos Las Hormigas Appellation Gualtallary 2016

Altos Las Hormigas, Mendoza, Argentina (World Wine R$ 296).

AD 95 pontos DES 96 pontos

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Malbec cultivadas nas melhores parcelas do vinhedo de Gualtallary, com fermentação espontânea (sem adição de leveduras exógenas) e estágio de 18 meses em foudres sem tostagem de 35 hectolitros. Fruto do ano mais frio da última década, é cativante nos aromas e nos sabores, mostrando frutas vermelhas e negras frescas acompanhadas de notas florais, de ervas, de especiarias e de cinzas frias. Firme e vibrante, tem taninos de grãos finos, ótima acidez e final persistente, com toques de giz e de tinta nanquim. Austero, refinado e muito preciso, impressiona pela nitidez e pureza,   escondendo atrás de sua fruta e sedosidade muita tensão. Verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Álcool 13,5%. EM

Produttori Dei Barbaresco Barbaresco 2015

Produttori dei Barbaresco, Piemonte, Itália (Grand Cru R$ 455).

AD 93 pontos RP 93 pontos

Tinto elaborado exclusivamente a partir de Nebbiolo, com estágio de 24 meses em botti de carvalho. Cheio de notas florais, de couro, de especiarias e de tabaco envolvendo toda sua fruta vermelha  e negra de perfil mais fresco, tanto no nariz quanto na boca. Num estilo mais clássico e gastronômico, tem taninos firmes e de grãos finos, acidez vibrante e final cativante e profundo, com toques de cerejas ácidas. Está bom agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 5 anos. Álcool 14%. EM