Platinum

Para você que busca vinhos muito especiais, daqueles que provocaram um UAU! quando degustados. São tesouros para sua adega e assunto numa degustação. Muitas vezes são vinhos com pequena produção e poucas garrafas para o Brasil. Por isto o número de associados desta categoria é limitado.

Jean-Michel Guillon Bourgogne Pinot Noir 2013

Jean-Michel Guillon, Borgonha, França (Vind'Ame R$ 239).

Uma espécie de “Petit Gevrey”, as uvas Pinot Noir deste tinto vêm exclusivamente de um vinhedo na comuna de Gevrey-Chambertin, mas que não podem ostentar o status dessa denominação. O vinho estagia nove meses em barricas novas e usadas de carvalho francês. Surpreende pela complexidade nos aromas, mostrando frutas vermelhas mais frescas acompanhadas de notas florais, terrosas, defumadas, de couro e de especiarias doces. Austero, tem ótima acidez, textura lembrando giz e final persistente, com toques de morangos, de cerejas e de camurça. Álcool 12,5%. EM

Terre Di San Leonardo 2014

Tenuta San Leonardo, Trentino, Itália (Mistral R$ 192).

Reconhecidamente entre os melhores produtores de tintos do norte da Itália. O Terre é um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Carménère, com estágio de 80% do vinho durante 18 meses em tonéis de carvalho do leste europeu, enquanto os 20% restante passam seis meses em barricas de carvalho francês. Mostra agradáveis notas de ervas e de especiarias acompanhando as frutas vermelhas, como ameixas. De perfil gastronômico, mostra vibrante acidez, taninos de grãos finos e final elegante e persistente, com toques terrosos e de cerejas, que pedem a companhia de massas ao molho tipo ragu. Álcool 13%. EM

Zorzal Gran Terroir Malbec 2014

Zorzal Wines, Mendoza, Argentina (Grand Cru R$ 170).

Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Malbec advindas de Gualtallary, fermentadas em tanques parte de concreto e parte de inox, com estágio de 13 meses em barricas usadas de carvalho francês. No melhor estilo dos atuais Malbec argentinos, que esbanjam acidez, tensão e profundidade. Mostra muita fruta negra de perfil mais fresco seguida de notas minerais, de ervas, de violeta e de especiarias doces. Cheio de camadas e nuances, privilegia a pureza e mostra a força do lugar de onde vem, Gualtallary. Álcool 14%. EM

.