Brancos

Criamos esta categoria dedicada aos vinhos brancos para poder compartilhar com você, que os aprecia tanto quanto nós. São grandes achados garimpados em nossas degustações. Alguns para beber já, e muitos com capacidade de evoluir por anos.

Morandé Gran Reserva Chardonnay 2014

Morandé, Casablanca, Chile (Grand Cru R$ 170).

Branco elaborado exclusivamente a partir de Chardonnay, com fermentação (40% com as peles)e estágio de 10 meses em barricas (300 e 500 litros) e foudres de 4 mil litros de acácia e de carvalho. Ainda jovem, mostra a cepa de modo equilibrado e refinado, com as notas amanteigadas, de especiarias doces e de camomila envolvendo toda sua fruta tropical de ótima qualidade. Fresco e tenso, tem bom volume de boca, gostosa cremosidade, acidez na medida e final cheio e persistente, com toques cítricos e salinos. Álcool 13,5%. EM

Vivanco Blanco 2017

Quinta do Ameal, Minho, Portugal (Qualimpor R$ 75).

Branco composto de 60% Loureiro, 20% Alvarinho e 20% Avesso, sem passagem por madeira. Fresco e direto, mostra frutas brancas e de caroço escoltadas por notas florais e de ervas, que se confirmam no palato. Tem acidez vibrante, gostosa textura e final agradável, com toques salinos e cítricos. Álcool 12%. EM

Salton Paradoxo Chardonnay 2017

Salton, Campanha Gaúcha, Brasil (R$ 48).

Branco elaborado exclusivamente a partir de uvas Chardonnay, com estágio de 20% do vinho em barricas de carvalho americano durante 6 meses. Muito gostoso de beber e de boa tipicidade, esbanja frutas tropicais e cítricas, acompanhadas de notas florais e de ervas frescas, além de toques de especiarias doces. De médio corpo e de boa estrutura, tem vibrante acidez, textura quase cremosa e final agradável, com traços salinos e de abacaxi. Álcool 12%. EM